terça-feira, 10 de abril de 2012

A Ditadura da Beleza

O que está acontecendo com as mulheres hoje? É uma busca incessante pelo corpo perfeito, mulheres lindas que nunca acham que estão bem, sempre olhando defeitos em seus espelhos mágicos.
    Anas e Mias se espalham silenciosamente em nossa sociedade. Seus olhos se fecham, ficam cegas. Quando escutamos seus discursos chocantes podemos notar o quanto essas garotas vivem fora da realidade. Existem meninas que ainda no começo de suas vidas foram vencidas por essa cegueira. Temos exemplos que a mídia focou bastante como o caso da modelo Ana Carolina Reston, uma garota linda, com uma brilhante carreira pela frente e era uma das Anas (anoréxicas), ninguém na família percebia que lentamente a morte tomava-lhe o corpo. E este é apenas um de inúmeros casos de garotas que acabam com a própria vida mais cedo. Que optam por terminar assim.
    As mães de garotas que tiveram um triste fim sendo Anas e Mias dão seus testemunhos para meninas que sofrem do mesmo mal, entretando a cegueira chega a um nível que nem isso faz cair as escamas que estão em seus olhos. E errado está quem pensa que isso só atinge modelos ou famosas, não são apenas elas, mas todas as garotas que olham para as próprias modelos e muitas vezes sonham com um mundo onde serão desejadas e vistas como exemplo por todos. O mais incrível é ver que elas compartilham disto e incentivam umas as outras, elas veem essa atitude como algo para corajosos. E analisando por certo aspecto, elas não estão tão erradas assim, pois tem que haver uma coragem muito grande para se entregar no começo da vida à morte.
    Essa situação da anorexia e da bulimia é algo que as famílias nunca cogitam a possibilidade de acontecer dentro de casa e esse, infelizmente, tem sido o erro da maioria, pois quando o transtorno é identificado, muitas vezes já é tarde demais. Os pais dizem: “Isso nunca irá acontecer com minha filha” e não atentando veem a filha emagrecer paulatinamente e pensam que é algo normal, não imaginando o abismo em que a filha está pulando. E este abismo é mais profundo do que podemos imaginar.
    A sociedade se pergunta: “Como elas não percebem o que estão fazendo?” Entretanto não observam que nós ajudamos nesta busca infindável por admiração e beleza ideal - sendo que esta não existe. Nesse momento você deve estar se peguntando: “Como? Eu nunca apoiaria um movimento desse tipo.”, porém quantas vezes você já não olhou para uma garota um pouco mais cheinha e disse: “ela está acima do peso, está gorda”, mas que peso é esse? Você tem uma balança na mente para saber qual o peso ideal daquela pessoa? O grande equívoco que acontece há séculos é o pré-julgamento.
Por que uma mulher sem um corpo esquelético e magro não pode ser considerada bonita? Pare e olhe ao redor, quantas mulheres que grande parte da sociedade considera gorda e são mulheres lindas com o corpo que tem, são felizes assim. A beleza não está no peso ou no tipo corpóreo da pessoa, mas sim na personalidade, no caráter, na forma como a pessoa pensa, uma forma sem preconceito ou julgamento.

sexta-feira, 6 de abril de 2012



Ser machucado dói, sangra e faz chorar, porém se Deus permite alguma finalidade tem. Então o que devemos fazer é orar, ter paciência e ter maturidade para enfrentar essas situações da melhor forma possível e absorver aquilo que nos faz crescer.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Beija-flor e Lesma

    Cada um é o que escolhe ser. Cada um se torna aquilo em que busca transmorfar-se. Nada acontece ao acaso. Tudo é fruto de escolhas e decisões. O não escolher torna-se uma opção. Nos seres inconscientes não há escolhas. Para escolher é preciso ter consciência.

    Podemos escolher ser lesmas. Pessoas-lesmas Pessoas grudadas ao chão. Pesadas. Escravas. Sem ideias. Simplesmente rastejando. Sujando o próprio caminho com o muco que produzem. Grande parte da humanidade, um bom número de pessoas em cada cidade, um grupinho dentro de cada grande grupo ou uma comunidade vivem feito lesmas. Pessoas egoístas e descuidadas. Pessoas sem vibração. Pessoas peso-morto na comunidade. São lesmas, que só percebem os defeitos e sabem apenas criticar. Saem de sua boca palavras gosmentas e, por onde passam, deixam um rastro de sujeira. E omo ninguém gosta de mexer com lesmas, assim também ninguém gosta de conviver com esse tipo de pessoa.
    Podemos escolher ser beija-flores. É outra vida. É saber escolher o melhor. Pessoa beija-flor não se contenta com a terra, mas voa, busca a beleza das flores e a liberdade do espaço. E, acima de tudo, tem um objetivo: beijar. Beija a vida, beija o trabalho e a família, beija a comunidade e a humanidade. E o ato de beijar carrega consigo um mundo de carinho e doação, de comunicação e de ternura. Não o beijo sanguessuga que deseja o outro para si, o prazer para si, mas o beijo gesto de amor e ternura. Gesto de solidariedade bem-querer. E quem sabe voar e beijar a vida encontra para si o melhor. Dispõe do néctar da vida. Sabe escolher o bem e enxergá-lo em todas as coisas. Vive do belo e do gostoso. Vive da liberdade e da alegria.
    Somos um misto de beija-flor e lesma. A realidade é essa. Mas há um sonho. Os pés na terrae os olhos no céu. A dura realidade do dia-a-dia misturada com o sonho da libertação. Do vôo sem limites. Da busca infinita. E sabemos que, assim como o céu não tem limites, nossos sonhos e desejos também não o têm.

Hoje queria largar tudo, esquecer o mundo e correr para os teus braços. Nos teus abraços esqueço os problemas, esqueço as falências e me lembro o que é o amor. Quero apenas ver o teu sorriso para pensar que tudo vai se acertar, deixo de lado os anceios e me lembro que sei o que é amar. Quero um tempo só pra ti, um tempo só pra nós. Aliás não quero, eu preciso, eu necessito.